sábado, 22 de janeiro de 2011

Mais dicas para você e seu ami"cão":


Agora que se aproxima o verão, um dos maiores perigos para o bem-estar do seu animal de estimação é o excesso de calor.
Ao contrário do Homem, que mantém a temperatura corporal suando, os animais possuem muito poucas glândulas sudoríparas. Eles suam entre as almofadas das patas, mas não é suficiente para regularem a sua temperatura corporal.

A forma que gatos e cães usam para dissiparem calor dos seus corpos é arfar (respiração rápida, com a língua de fora). Este comportamento é menos
comum nos gatos porque têm menos probabilidade de "sobre-aquecerem". No entanto, este reflexo não é muito eficaz. Podemos concluir que em geral, o tempo quente não é o clima preferido dos nossos amigos de quatro patas.

Para ajudar o seu cão ou gato a vencer o calor, aqui ficam algumas dicas:

Duplique a dose de água
Mesmo que o seu cão tenha uma malga de água enorme, ele pode por vezes entorna-la e ficar o resto do dia sem beber. Para impedir que ele fique com sede, arranje dois recipientes, que deve manter sempre cheios de água fresca. Desta forma se ele derrubar um tem sempre o outro para se refrescar.

Uma sombra sempre à mão
A exposição directa à luz do sol provoca um aumento muito rápido da temperatura corporal. Certifique-se que no território do animal existe um local (ou locais) onde ele se pode refugiar e descansar à sombra (um guarda sol, alpendre, arvores, etc).

Nenhum comentário:

Postar um comentário